Projeto IPTraf

 

O Projeto IPTraf foi desenvolvido e é mantido pelo Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel — PESC-Coppe/UFRJ e DEC-Poli/UFRJ), tendo como principal objetivo coletar e monitorar (continuamente) fluxos de dados em redes.

 

Como parte do projeto, existe uma ferramenta coletora, construída a partir da infraestrutura de coleta de dados referentes ao tráfego de borda (tráfego total de entrada e de saída) da Rede-Rio/FAPERJ, a qual exporta informações estatísticas sobre os fluxos de dados dos roteadores de borda. Posteriormente, após o devido tratamento dos dados importados, tais informações são disponibilizadas através de uma interface web do IPTraf, fornecendo um panorama completo e detalhado sobre os diversos fluxos da rede ao longo do tempo, o que auxilia na tomada de decisão por parte de administradores.

 

Diversas ferramentas já foram desenvolvidas utilizando os dados coletados e tratados pelo IPTRAF, tais como, por exemplo, mecanismos para identificação de anomalias de redes, utilizados para detecção de ataques cibernéticos em tempo real. No caso específico do projeto IPTRAF, o conjunto de algoritmos implementados para detecção de ataques compõem o sistema denominado Guardião, o qual é baseado em técnicas diversas de predição (também desenvolvidas com base em trabalhos de pesquisa relacionados ao tema), a partir dos dados coletados.

 

Para acessar as ferramentas clique aqui.